Sola Scriptura - Somente as Escrituras
Celebração dos 507 anos da Reforma Protestante
28 out 2024, 00h00A Reforma Protestante foi um movimento que começou no século XVI com uma série de tentativas de reformar a Igreja Católica Romana. Esse movimento foi alavancado por Martinho Lutero, e culminou com a divisão e o estabelecimento de várias igrejas cristãs chamadas de reformadas.
Existiam várias causas que influenciaram os reformadores a lutarem por esse movimento, segundo Lutero, duas das principais foram:
Corrupção do clero – a prática da simonia (venda de objetos santos: espinhos, objetos pessoais de santos...) e a venda de indulgências (carta emitida pela igreja que dava perdão aos mortos e vivos: claro que mediante um pagamento)
Crítica à moral dos padres – muitos eram envolvidos em escândalos amorosos, bebiam e vendiam os sacramentos.
CINCO SOLAS
Os reformadores protestantes estabeleceram o que seria conhecido como as “Cinco Solas” (sola é a palavra latina para “única”) da Reforma. Estes cinco pontos da doutrina formam os pilares da Reforma Protestante.
1. SOLA SCRIPTURA: Somente as Escrituras
Quando foi pedido que Lutero se retratasse, ele disse:
“A menos que eu seja convencido pelo testemunho das Escrituras ou pelo mais claro raciocínio; a menos que eu seja persuadido por meio das passagens que citei; a menos que assim submetam minha consciência pela Palavra de Deus, não posso retratar-me e não me retratarei, pois é perigoso a um cristão falar contra a consciência. Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; Deus me ajude. Amém”.
Lutero estava convencido que a Bíblia, e somente a Bíblia, é quem pode ditar o que o ser humano deve crer e fazer. Nós, os batistas, principalmente, definimos assim: “a Bíblia é nossa única regra de fé e de práticas!” Essa é uma das heranças da Reforma Protestante de 1517.
Então, diante disso, uma boa forma de celebrar a Reforma Protestante é estudar e obedecer à Bíblia Sagrada.
“Como eu amo a tua lei! Medito nela o dia inteiro” (Sl 119.97).
“A tua palavra é lâmpada que ilumina os meus passos e luz que clareia o meu caminho” (Sl 119.105).
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra” (2 Tm 3.16-17).
Miss Dione Paes
PIB Santo Hilário