Narrativa da Campanha
Para a Campanha 2024, propomos que a narrativa seja baseado no conceito de FLORESCER, dando continuidade ao tema da Campanha 2023, que foi FORTALECER PARA CRESCER.
Entendemos que a igreja, assim como algumas plantas que se fortalecem e crescem, chegam ao momento de florescerem.
Uma igreja relevante
Tal como as plantas, enquanto florescem, cada igreja tem caracterÃsticas únicas que a torna admirável e atrativa para aqueles ao seu redor.Â
Modelos de igrejas que desejamos ver nessa campanha
Uma igreja IMPACTANTE: Cada planta tem suas particularidades ao florescer: forma, cor, florada, tamanho, perfume etc. Essas flores são vistas e admiradas. Muitas vezes tornam-se referência onde foram plantas: «A rua do ipê», por exemplo. Do mesmo modo, uma igreja pode ser admirada na comunidade onde está plantada por causa do impacto que causa nas pessoas enquanto proclama o nome de Jesus. Ela pode ser vista e reconhecida pelas suas «flores», que representam a sua proclamação. Ou seja, a forma como a igreja responde à s necessidades espirituais e fÃsicas daquela comunidade define o nÃvel de impacto que ela causa.Â
Uma igreja DESAFIADORA: Cada planta para crescer forte, necessita de cuidados básicos como: água, boa terra, substrato e um ambiente adequado para crescer. No entanto, para fins especÃficos, como quando desejamos que a planta floresça por perÃodos mais longos, tenham frutos fortes e sem pragas ou suas folhas sejam mais verdes, por exemplo, o cuidado com ela precisa ser mais personalizado para uma finalidade. Da mesma forma, uma igreja pode se equipar para desenvolver (florescer) habilidades especÃficas que a desafiem em projetos mais especÃficos, como: idosos, jovens e crianças, assim como atuar em contextos também especÃficos, como: pessoas em situação de rua, comunidade carcerária, insegurança alimentar etc. Ou seja, ela é desafiada a ir além da proclamação do evangelho em si.
Uma igreja EXPRESSIVA: Cada planta tem caracterÃsticas especiais que definem a sua identidade, e essa identidade define o meio onde ela está inserida. Se, por exemplo, ela tem uma copa alta e folhagem abundantes, certamente atrairá pessoas e animais para perto de si. Se suas flores são bonitas, atrairá pássaros para se alimentar do seu néctar. Tem planta, por exemplo, que nasce em lugares com caracterÃsticas, solo e outras espécies comuns ao seu DNA. Às vezes, elas definem o seu meio, como, por exemplo: florestas tropicais, cerrados, campos etc. O mesmo pode acontecer com uma igreja quando ela setorna relevante para a sua comunidade. Ela atrai pessoas por causa da forma que proclama o evangelho, e o seu DNA e caracterÃsticas definem o habitat em sua volta.Â
Tema da Campanha
A primeira parte do tema é uma decisão.
Expressão de compromisso coletivo: em alguns contextos, pode ser interpretado como um compromisso firme de fazer algo.
 : : caminhar, avançar, marchar : :
Â
Ação proposta.
A palavra ANUNCIAR carrega um conceito que vai além de PROCLAMAR, PREGAR ou TRANSMITIR algo. Mas quer transmitir a ideia de uma igreja que, ao florescer, RESPLANDECE, BRILHA, no sentido de DESTACAR-SE.
O tema VAMOS ANUNCIAR representa a missão de uma igreja que está crescendo e alcançando a maturidade necessária para FLORESCER, ou seja, para espalhar a mensagem através do BRILHO dessa nova jornada. Dessa forma, a igreja se destaca sendo relevante enquanto testemunha do evangelho, o que torna a proclamação ainda mais significativa para as pessoas.
Contexto
Ao identificarmos os desafios locais do campo missionário em Goiás, percebemos que sua existência se baseia, muitas vezes, na pouca relevância das igrejas nas comunidades onde estão inseridas. Com isso, entendemos que o grande desafio desta campanha é o de conscientizar a igreja local do seu propósito.Â
Ser relevante na sua comunidade é algo vital e urgente. Por isso a missão é integral, FLORESCER é ANUNCIAR as boas novas também através do BRILHAR de seu testemunho relevante.
Neste ano, continuaremos a levar as igrejas a refletirem sobre sua identidade, seu propósito e as ferramentas necessárias para cumprir sua missão, sempre respondendo a três perguntas:
- Quem sou como igreja? (pontos fortes e fracos);
- O que preciso ser como igreja? (o modo de ser);
- Como fazer o trabalho como igreja? (ferramentas).
Ao responderem a essas perguntas com convicção, as igrejas estarão aptas para elevar esta campanha a um nÃvel de excelentes resultados.