Blog Reaja!

Influenciar onde estamos

É preciso compreender o contexto cultural e social em que estamos inseridos.
7 jun 2024, 00h00

Influenciar onde estamos é algo que todos fazemos quer queira ou não. O ponto é saber o que estou influenciando. Como cristãos em um mundo digital e urbano nós precisamos entender com urgência a necessidade de influenciar onde estamos. Estamos em uma era de telas e que constantemente somos influenciadas por elas. O nosso estilo de vida aventureiro, casual, esportivo, simples, luxuoso ou qualquer outro não vêm do nada. Todos eles são incorporados por nós por conta de uma influência. Muitas vezes compramos coisas que não precisamos pelo simples fato de que alguém disse que você também precisava comprar. Como influenciar onde estou? Para responder essa pergunta é preciso saber o que eu quero comunicar.

É preciso compreender o contexto cultural e social em que estamos inseridos. A partir dessa leitura saberei o que preciso comunicar para influenciar. Se eu quero influenciar as crianças do ministério infantil eu devo comunicar em sua linguagem e transmitir/influenciar uma vida reta diante de Deus. Não tem como influenciar se as pessoas que estão do outro lado não entendem o que você comunica. Por isso precisamos ser mais do que aliados da tecnologia, pois ela nos permite fazer as pontes que precisamos para influenciar a nossa geração atual. A criação de conteúdo digital como vídeos, podcasts, blogs e mensagens em redes sociais podem ser extremamente eficazes. Os nossos conteúdos devem ser envolventes, autênticos e tratar de temas cada vez mais contemporâneos. Além disso, as igrejas podem utilizar aplicativos de comunicação para organizar eventos, estudos bíblicos online e grupos de discussão, facilitando a participação dos jovens onde quer que estejam.

Entenda que o seu chamado é influenciar e alcançar a sua geração com a mensagem do evangelho na linguagem do seu grupo local. A mensagem é única e imutável, mas a forma como a comunicamos é completamente variada. Podemos nos comunicar de inúmeras formas e então daí tiramos as formas de influenciar a cada grupo. Que Deus te use poderosamente para influenciar aonde quer que esteja. Lembre-se de ser intencional e de comunicar a mensagem da cruz de forma a influenciar outros a realizarem.

Samuel Duarte
Membro do Conselho Mobilizador da JUBEG