Blog Reaja!

A juventude que é forte emocionalmente floresce

Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. (1Jo 2:14c)
7 jun 2024, 00h00

Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno. (1Jo 2:14c)

A Palavra de Deus nos diz que somos fortes e que vencemos o maligno e isso é motivo suficiente para encher nosso coração de toda a coragem e disposição! Porém, quantas e quantas vezes nos deixamos abater pelas dificuldades que nos aparecem dia após dia? Quantas vezes queremos desistir e não vemos mais em nós qualquer sinal de força?

Por vezes nos desanimamos tanto que até nos esquecemos do poder do nosso Deus e do chamado que cada um de nós recebeu: “Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei.” (Mateus 28:19-20a). Nos esquecemos até mesmo da segunda parte do versículo 20: “E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos".

Lendo um livro há poucos dias me deparei com uma frase que me tocou profundamente. Era mais ou menos assim: Você quer servir a Deus, mas como Ele vai te usar quando você está tão exausto de carregar bagagens que não deveria carregar? E assim o autor seguia dizendo que devemos descansar em Deus e no seu amor e parar de carregar bagagens que nos pesam a alma. Bagagens essas que muitas vezes são emocionais.

Somos como filhos em uma viagem querendo levar aquela mala pesada da família. Deus é o pai que diz: filho, deixe isso comigo! É pesado demais para você. E o que isso abrange, afinal? Abrange as nossas preocupações diárias sobre o futuro, as intrigas que entre nossos irmãos que muitas vezes nos incluem, a frieza espiritual que pode chegar ao nosso coração e precisamos saber como lidar. São inúmeras as maneiras de nos sobrecarregarmos e estarmos tão exaustos a ponto de fugirmos do foco. Precisamos ter em mente que uma juventude forte emocionalmente, floresce, trazendo com suas flores, o evangelho de Cristo no olhar, no proceder e no falar. Uma juventude que descansa em Deus e deixa suas bagagens com quem realmente pode carrega-las é uma juventude forte, pois conhece o Pai e confia nEle. Oro para que nossa juventude tenha esse discernimento por todos os dias.

Joyce Sardinha
Membro do Conselho Mobilizador da JUBEG