Blog Reaja!

Sinais de uma juventude madura

O que é maturidade para você?
7 jun 2024, 00h00

Tenho dois filhos pequenos e eles odeiam ser chamados de bebezinhos.

Em Efésios 4.11-15 lemos que para chegarmos à maturidade e não sermos mais como crianças, precisamos alcançar “a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus”. Agora lhe pergunto: você ainda é uma criancinha ou já atingiu “a medida da plenitude de Cristo”?

O que é maturidade para você? O dicionário diz que maturidade é o “termo último de desenvolvimento”. Ou seja, quando alguém ou algo se desenvolve ao máximo, então, torna-se maduro. Meus filhos são maduros? Categoricamente, não! Eles ainda não decoraram a tabuada, não terminaram o ensino médio nem se formaram na faculdade. Ainda não conseguiram um emprego, não compraram a casa própria nem um carro e ainda não formaram uma família. Também não ficaram “marombas” nem passaram férias em Cancún. Pergunto novamente: o que é maturidade para você?

Vês como o conceito de maturidade é relativo? Algumas pessoas só estarão satisfeitas com o seu desenvolvimento quando tiverem um corpo invejável, ou quando conquistarem o primeiro milhão, ou quando se tornarem poliglotas. Outras estarão eternamente insatisfeitas com tudo isso simplesmente porque “a vasilha do ter nunca se enche”.

Com base no texto bíblico que vimos acima, o conceito de Deus para maturidade é algo muito claro e específico. De acordo com a carta de Paulo aos Efésios, para sermos maduros precisamos conhecer o filho de Deus. Você conhece Jesus? O quanto você o conhece? Esse conhecimento não é como o que aprendemos na escola ou na faculdade. Esse conhecimento se dá pelo relacionamento. Meus filhos sabem que eu fico bravo se eles fizerem alguma “feiura” e que sinto cócegas; e não aprenderam isso em uma aula no quadro branco, mas sim, convivendo comigo. Podemos conhecer a Deus conversando com Ele, estudando sua palavra ou ouvindo os ensinamentos daqueles que já o conhecem também.

Dessa forma, tanto um adolescente pode ser maduro como um idoso pode ser imaturo. Maturidade não está ligada à nossa idade, mas sim a quanto conhecemos Jesus. Além da maturidade, essa é a chave para o sucesso, para a felicidade e para o sentimento de realização pessoal. Não existe outra forma de alcançar essas coisas além de Jesus. E agora, devo te chamar de criancinha?

Jônatas Castro
Coordenador Estratégico da JUBEG (Juventude Batista do Estado de Goiás)