Promotor de Missões

Acesse o conteúdo especial que preparamos para você!

Fortalecer para Crescer

Eis o nosso grande desafio para o ano de 2023: fortalecer para crescer.  Estamos em um momento de retomada histórica nas igrejas. Passamos por pelo menos dois anos de uma pandemia que revelou as fragilidades de nossas igrejas, verdades que não queríamos enxergar vieram à tona. Acredito que vivemos uma realidade que trará muitas mudanças e progressos na obra do Senhor. Nossos desafios são muitos e aqui gostaria de pontuar alguns deles.

O primeiro desafio para crescermos é o desafio do fortalecimento da unidade denominacional. Precisamos olhar para a missão com unidade. Aprendemos que viver isolados denominacionalmente não é o caminho, precisamos unir forças em torno de uma missão que não é feita com uma mão só, mas a junção de várias mãos. O sentimento de pertencimento nunca foi tão necessário para as pessoas, pertencer a uma convenção e participar de seus projetos nos dará mais agilidade e foco.  É importante que como igrejas sejamos unidos no propósito de levar cristo a Goiás. “Fazendo todos os esforços para manter a unidade do Espírito no vínculo da paz.” (Ef 4.3)

O segundo grande desafio é o fortalecimento das igrejas. Muitas igrejas neste momento estão precisando de nosso apoio, algo que vá além de nossas palavras. Para que isso aconteça precisamos da cooperação de todas as igrejas do Estado. Para crescer é necessário um plano de ação efetivo, que contemple as necessidades individuais e seus mais variados aspectos das igrejas locais. Neste plano de ação sonhamos com igrejas que possam fortalecer outras igrejas, pastores que cuidem uns dos outros, membresia que caminhem focados na visão de fortalecer e crescer. A saúde do Corpo de Cristo passa pelo nosso esforço em praticar as verdades bíblicas e andar de modo digno da vocação que recebemos.

Destaco como terceiro grande desafio: o crescimento. Não podemos perder o foco em abrir novas igrejas para alcançar lugares não alcançados.  Avançar nas aberturas de novas congregações, pequenos grupos e organizar novas igrejas. Sonhamos com o crescimento dos Batistas em nosso Estado. Aumentar o número de discípulos para o cumprimento da missão com maior força. 

Podemos contar com você para cumprir esta missão? Nosso desafio é fortalecer para crescer, precisamos de todos, igrejas, pastores e membros das igrejas para que possamos aumentar a nossa força impactando o nosso Estado com o poder do evangelho.

: : Pr. Carlos Enrique Santana Rocha
Presidente da CBG

Promotor de Missões

O promotor de Missões é um missionário chamado por Deus para realizar uma tarefa de igual importância como as outras, eu particularmente acredito veemente que Deus chama, capacita e, envia a cada um para cumprir seus propósitos, por meio do chamado individual de cada pessoa. Pensando nisso, o promotor de missões é alguém chamado por Deus para cumprir a missão. Num passado bem recente, pensava-se em fazer Missões de três forma, orando, ofertando e, indo, porém, além dos joelhos que se dobra, das mãos que ofertam e, dos pés que vão, existem os lábios daqueles mobilizam para obra missionaria. Uma igreja viva e ativa é uma igreja se envolve em Missões.

Caros promotores de Missões, o texto de nossa campanha esse ano, faz arder o nosso coração e enchermo-nos do desejo de ver um mover do Senhor em nosso meio, para assim experimentar um fortalecimento e crescimento de nossas igrejas, tal sentimento precisa passar pela consciência de cada um, para que tenhamos um só pensamento e, uma só fé, e juntos exercermos os dons que o Senhor nos deu. Acredito eu que toda igreja que se envolve com a obra missionaria tende a se fortalecer e crescer em todas as áreas, porque o fazer Missões é sair das quatros paredes e ir para a batalha, é proclamar as boas novas a tempo e fora de tempo ao maior número de pessoas possível. Se o Senhor lhe chamou ou se está chamando você para ser um(a) promotor(a) de Missões, não tenha medo, tão somente saiba que o Senhor conta com você para expansão da obra missionaria, certamente Ele confirmará e, o capacitará a fazer Sua boa obra, tão somente seja forte e corajoso(a), Deus usará você nesse tempo para mobilizar Sua Igreja.

Que o Senhor abençoe a cada um de nós, no cumprimento da grande comissão, de sua família missionaria em Paraúna.

: : Pr. Donizete Pereira Xavier, Missionaria Larysse e filhas, Emanuelle Ester e Júlia.


 

Testemunho

Há 5 anos, após o retorno de uma viagem missionária, o Senhor tocou o meu coração para que eu fizesse parte da equipe de promoção de missões da minha igreja. Após um ano, com a saída da líder, foi impelida para que eu me colocasse à disposição e assumisse a liderança da comissão, função que permaneci até fevereiro de 2023.

Mesmo me sentindo inexperiente, pedi ao Senhor que me capacitasse. Lembro das palavras de uma missionária, quando me disse que ser promotora era tão importante quanto ser missionária, que era uma função de grande responsabilidade, que era preciso empenho, mas acima de tudo fé e confiança no Senhor. Realmente enfrentamos muitos desafios! Mas com fé e dedicação, conseguimos aumentar a equipe e trabalhar juntos para que voltássemos a alcançar nossos alvos e mobilizar a igreja.

Nossa igreja sempre foi missionária, sempre contribuiu com o plano cooperativo, com projetos missionários e abriu novas congregações. Mas sentíamos que estávamos vivendo um momento de esfriamento em relação às nossas campanhas e apoio às nossas juntas missionárias. Então mobilizamos a igreja, estabelecemos alvos mais desafiadores e voltamos a fazer cantinas, bazares, cultos de intercessão e outras atividades para movimentar a igreja. Graças a Deus ela respondeu! Mesmo em meio a pandemia, nossa igreja continuou envolvida nas campanhas, e no ano passado conseguimos ultrapassar todos os alvos de contribuição financeira propostos.

Quanto a missões estaduais, sempre víamos uma dificuldade maior para alcançar os nossos objetivos. Infelizmente, muitos irmãos têm o entendimento que no nosso estado, por ser menor em tamanho, temos menos desafios, então precisa menos contribuição, o que não é verdade. Há muito ainda a ser feito aqui, muitas vidas ainda não foram alcançadas, e muitos são os desafios que os nossos missionários têm enfrentado nos campos. Temos trabalhado para que a igreja caminhe entendendo que nossa missão é em todo lugar, e o Evangelho deve chegar aos que estão distantes e aos que estão mais perto também. Todos precisam de Jesus!

Continuo ainda integrando essa equipe com muita alegria por poder parte desse maravilhoso propósito: Mobilizar a igreja para cumprir a missão de anunciar o evangelho e segurar as cordas dos nossos missionários que estão nos campos!

: : Jemima Botelho é Promoção de Missões IB Jardim das Esmeraldas.


 

As redes sociais à serviço de missões

#Mergulhe em todo o conteúdo produzido: aproveite o material gráfico material produzido exclusivamente para utilizar nas redes sociais, com: o logotipo da campanha, divisa, frases inspirativas, pequenas reflexões, narrativas missionárias e muitas imagens relacionadas ao tema de missões. Tudo pronto para compartilhar com seus seguidores nas redes sociais. Seja o porta-voz da Campanha de Missões Estaduais na sua rede de amigos e familiares. 

#Use suas redes sociais para compartilhar a campanha missionária da sua igreja: use também para gerar conversas sobre Missões. Quando você ensina sobre Missões na sua rede você gera interesse, consciência e urgência no coração das pessoas. 

#Aproveite o período da campanha para promover workshops e cursos de curta duração visando a instrução da sua igreja local: ajude sua comunidade a elaborar um projeto missionário para cada faixa etária, levando em conta o potencial das ações remotas.

#Interaja com outros promotores para compartilhar dicas e ideias: invista seu tempo estudando assuntos que enriqueçam seu trabalho como promotor de missões e como testemunha de Cristo. Na tarefa de mobilizar outras pessoas, lembre-se de primeiro mobilizar seu tempo, seus recursos, sua atenção e toda sua vida na evangelização e relacionamento discipulador, seja online ou offline.


 

MÃOS À OBRA, PROMOTOR!

Dicas e atividades

  • Cultos de Abertura e Encerramento: Nossa sugestão é que a igreja prepare, pelo menos, dois cultos especiais: um na abertura e outro no final da campanha. Os cultos ao longo desse período também poderão ser temáticos ou poderão ter sempre, pelo menos, um momento missionário.
  • Decoração: A igreja deverá estar devidamente decorada para Missões Estaduais. As pessoas que forem ao templo ou aquelas que assistirem a transmissão online deverão perceber, através de elementos decorativos, de que se trata da campanha missionária. Inspire-se no tema e decore a igreja em função da identidade visual da campanha. Utilize os cartazes, as imagens e as cores presentes no material. Faça algo que também remeta à nossa Goiás e ao Cerrado. Se preferir, escolha alguma característica da sua região.
  • Seja criativo: utilize materiais que já possui ou faça algo com material reciclado. Economizar recursos e preocupar-se com o meio ambiente é sempre uma boa ideia! Ah, envie fotos pra gente mostrando o quão lindo ficou!
  • Programação dos Cultos: Na liturgia dos cultos, utilize vídeos da Campanha disponibilizados pela CBG ou solicite aos nossos missionários que gravem vídeos curtos relatando testemunhos. Recite com a igreja o tema e a divisa. O ministério de louvor deverá ensaiar e executar a música oficial da campanha e os irmãos deverão aprender também. Outras músicas missionárias podem ser utilizadas. Teatro, pantomima, jogral, recitação de poema, são diversas as possibilidades para falar de Missões.
  • Divisão de Alvos pelas Classes de EBD: A CBG propõe um alvo geral para a Campanha de Missões Estaduais. Cada igreja assume um alvo específico, que poderá ser dividido, como sugestão, entre as classes de Escola Bíblica Dominical. Cada classe deverá ter um prazo para arrecadação do valor.
  • Feiras Missionárias: Cada vez mais igrejas têm adotado as chamadas feiras missionárias que possuem dupla função: (1) Apresentar de forma diferente e criativa as informações sobre a obra missionária em Goiás; (2) Venda de produtos, cujo valor é destinado integralmente para o alvo da igreja na campanha.

 

Online

  • Facebook: Atualize seu perfil no Facebook com nossas imagens de capa. Compartilhe as nossas imagens para postagens e para Stories. Publique também nossos vídeos na sua linha do tempo e nos seus grupos. Faça lives promovendo a campanha.
  • Instagram: Além de publicar imagens e vídeos da campanha nos stories e no feed, que tal gravar Reels sobre missões? Utilize sempre em suas publicações a hashtag #fortalecerparacrescer. Você pode marcar também @cbgonline. Utilize as redes sociais para promover lives com temas missionários.
  • Twitter: Em 280 caracteres, o que você pode falar sobre a obra missionária? Seja criativo!
  • Smartphone: Personalize também o fundo de tela do seu celular com uma de nossas imagens da campanha.
  • WhatsApp: Que tal criar uma lista de transmissão no WhatsApp com motivos de oração? A cada dia, motive as pessoas a orar por um campo ou projeto.
  • Lives: Promova lives missionárias durante o período da Campanha. Agende com os missionários da CBG e o pessoal de comunicação da CBG. As lives devem ter, preferencialmente, até uma hora de duração. O conteúdo deverá ser voltado para a campanha: testemunhos missionários, informações sobre os campos etc. Pode-se também abrir para perguntas do público.
  • Reuniões online: Pequenos grupos, MCM, MR, ER, classes de Escola Bíblica, dentre outros, poderão fazer reuniões voltadas para Missões Estaduais. O momento é propício para que os integrantes do grupo orem em prol da obra missionária e Goiás.

E você, promotor(a), tem uma sugestão diferente? Compartilhe conosco! Envie um e-mail para decomcbg@gmail.com

Comunicação - CBG

EXPLORE+

Baixe o E-Book de Apresentação da Campanha 2023 completo AQUI