Nova Geração

Acesse o conteúdo especial que preparamos para o líder de criança.

Apresentação da Campanha na linguagem infantil

Era uma vez uma sementinha pequenina, que um dia foi plantada em um solo fértil. Ela era tão pequena que ninguém poderia imaginar o quanto de grandeza havia dentro dela.

A sementinha precisava de água, sol e nutrientes para crescer e se tornar uma planta forte e saudável. E assim, a cada dia, ela recebia o cuidado necessário para se desenvolver.

Com o tempo, a sementinha começou a brotar e a crescer em direção ao céu. Suas raízes se aprofundavam na terra, buscando água e nutrientes, enquanto seu caule e folhas se erguiam para o sol, em busca de luz e calor.

A sementinha se tornou uma linda plantinha, cheia de vida e vitalidade. E foi então que ela percebeu que não estava sozinha. Ao seu redor, havia outras plantas, cada uma com sua própria beleza e características únicas.

Algumas plantas eram altas e frondosas, enquanto outras eram pequenas e delicadas. Algumas gostavam de sol, outras preferiam meia-sombra. Mas todas elas eram importantes e valiosas, assim como a sementinha que agora crescia forte e saudável.

E assim, as plantas viviam em harmonia e cooperação, compartilhando os nutrientes e a água do solo, e se ajudando a crescer. Elas sabiam que cada uma tinha um papel importante naquele ecossistema, e que juntas eram mais fortes e saudáveis.

Assim como as plantas, cada um de nós é único e especial. Algumas pessoas são mais tímidas, outras mais extrovertidas. Algumas gostam de ficar em casa, outras preferem sair e explorar o mundo. Mas todas elas têm um papel importante na nossa comunidade, assim como as plantas têm um papel importante no ecossistema.

Nós podemos nos ajudar e nos apoiar, assim como as plantas, e juntos podemos crescer e nos tornar pessoas mais fortes e saudáveis. E assim como as plantas precisam de água, sol e nutrientes para crescer, nós precisamos da Palavra de Deus, da oração e do cuidado uns dos outros para nos tornarmos mais parecidos com Jesus e vivermos uma vida abundante e plena.

"Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros." - Romanos 12:4-5.

:: Por Calné de Oliveira

 

Sugestões de Cultos para o Ministério Infanto Juvenil

Preparamos com carinho quatro cultos com sugestões para desenvolverem missões, com cânticos, trabalho manual com temáticas voltadas para missões.
Orando a Deus para você, líder, trabalhar com as crianças ensinando o que é missões.
O tema é sugestivo: uma planta só crescerá saudável se cuidarmos desde sua semente até tornar-se uma grande árvore. Com as crianças é o mesmo. A base para ensinarmos o verdadeiro evangelho. Que elas possam ser instrumentos nas mãos de Deus.
Oremos pela Campanha e pela oferta a ser levantada.
Deus use cada promotor nesta campanha. Juntos faremos igrejas fortalecidas no amor de Jesus Cristo nosso Salvador e Senhor.

Culto 01

Crescimento no Reino de Deus


Ordem do Culto
Tema da Campanha: FORTALECER PARA CRESCER

Divisa: “Assim, as igrejas eram fortalecidas na fé e cresciam em número a cada dia (Atos 16.5).

Oração: Pela Campanha de Missões Estaduais.
Cânticos: Eu vou crescer e Porque Deus amou o mundo.
Lição Bíblica: Crescimento no Reino de Deus.

Texto Bíblico: Atos 4.30-32

Crianças vocês já imaginaram como cresce uma planta? Já viram um pomar ou um jardim? Já ajudou alguém fazer uma plantação? Acompanhou o crescimento de uma semente na terra.
Então...! Jesus ensinou seus discípulos e mostrou a menor semente que já existiu, a semente da mostarda (explicar o que é a mostarda hoje. Como ela cresce e se torna a maior árvore de todas as hortaliças. Aa aves faziam ninho em seus ramos. Grande árvore com uma boa sombra. 
Essa parábola poderia ser insignificante, mas Jesus falava aos discípulos sobre Seu Reino e Seu futuro glorioso para todos os povos da terra. Esta parábola da semente é o crescimento e fortalecimento apontado para a evangelização de pessoas e da igreja.
Quanto mais ensina e evangeliza mais cresce o Reino de Deus. A semente que é a Palavra de Deus lançada em terra fértil, alcança o coração das pessoas.
Jesus quer que sejamos fortes e cresçamos para espalhar a semente santa – A Palavra redentora e transformadora. 

Conclusão
Vocês sendo pequenos pode falar de Jesus Cristo aos amiguinhos. Na escola, na família. Vamos colocar em prática o que aprendemos e ser um soldadinho de Jesus Cristo.
Jesus nos ama e deseja que nós sejamos seus discípulos.
(Bíblia Shedd – Edição Revista e atualizada no Brasil – Notas de Estudo editadas pelo Dr. Russel Shedd).

Metodologia: Usar um regador, um vaso, a Bíblia, um coração de Cartolina, sementes.
Trabalho Manual: Avaliação: Plantar a semente no vaso, colocar terra. Cuidar.
Oferta: Ter um cofrinho na sala. Levar a oferta.
Orar: Por todas as crianças, suas famílias. Crescimento Espiritual.

Trabalho Manual

Culto 02

JESUS E AS CRIANÇAS


Ordem do Culto

Tema da Campanha – FORTALECER PARA CRESCER
Divisa: Atos 16.5 (Ter o Cartaz na sala).
Cânticos: Eu vou crescer – Jesus Ama cada Um
Orar: Pela Campanha de Missões Estaduais e pelos Missionários
Metodologia:  Fazer uma árvore de EVA, caule com 5 folhas soltas(ir colocando a medida que vai desenvolvendo a lição bíblica já escrita).

1 – Orar – 2- Ler a Bíblia – 3 -Obedecer – 4 -Falar aos outros de Jesus 5 – Ir à Igreja.
Um balde com serragem ou terra, para afixar a árvore.
Usar uma figura de Jesus e as criança para a lição.

Orar – pelo estudo.
Lição Bíblica – Jesus e as Crianças.
Texto bíblico – Marcos 10.14

Estamos em campanha de Missões Estaduais (explicar), vamos continuar a falar sobre fortalecer e crescer, sobre a fé em Cristo Jesus e o que podemos fazer para alcançar pessoas para seu Reino Celestial.
Preste atenção nesta lição bíblica, o que fez Jesus quando veio a terra e desenvolveu seu ministério. – Jesus ensinava, curava, fazia milagres! Grande multidão O seguia para ver seus feitos e receber bençãos.
Um dia quando estava ensinando, as crianças vieram correndo, queriam ver Jesus e ficar pertinho. Os discípulos ao verem isso disseram: “saiam! não perturbem, vocês estão atrapalhando...”
Jesus parou, olhando respondeu: “Deixai vir a Mim os pequeninos porque dos tais é o Reino de Deus.” Vejam crianças! Jesus é nosso amigo, nos ama! Vocês entenderam? Jesus foi enérgico em dizer: “Quem não se tornar como uma criança não pode ver o reino Dele. – O Céu.
Assim temos que obedecer a Ele, provar a nossa fé e do amor que temos para o Senhor para realizar o trabalho aqui na terra. Devemos ser humildes  ser amigos diante do desafio em sermos fortalecidos no amor de Jesus, entender sua Palavra, crescer na graça e no conhecimento para alcançar outros para serem também testemunhas.
Precisamos entender que Deus conta conosco para a evangelização. Ninguém pode impedir uma criança ou outra pessoa de falar do amor de Deus pela humanidade. Crescemos quando fazemos a obra do Senhor Jesus. Somos testemunhas.

Nossa missão: Orar, Ler a Bíblia, Obedecer, contar aos outros sobre Jesus, Ir à Igreja, onde temos comunhão uns com os outros.
Conclusão – Vocês entenderam crianças? A obra missionária em nosso Estado depende de nós. Juntos seremos fortes espalhando a semente do evangelho. Oremos pela campanha e que cada igreja, cada criança posa ser usado por Deus em sua obra.
Oração: Pelas Igrejas – Pelas crianças. Pelo Pepe.
(Bíblia Shedd – Edição Revista e atualizada no Brasil (segunda edição) – e notas de Estudo editadas pelo Dr. Russel Shedd.)

Trabalho manual

Culto 03

FORTALECER PARA CRESCER NA UNIDADE DA FÉ


Ordem do Culto

Tema da Campanha – FORTALECER PARA CRESCER
Divisa: Ler com as crianças
Oração: Pedir uma criança que ore em favor dos missionários.
Cânticos: Posso ser um missionariozinho – Jesus ama as criancinhas.
Metodologia: Figura de Jesus ensinando – Frutas e sementes – Figura de uma mesa da Ceia e figuras de pessoas sendo batizadas.
Lição Bíblica: Fortalecer Para Crescer na Unidade da Fé
Texto Bíblico: Efésios 4.5

Introdução
Como é bom estarmos reunidos mais uma vez para ouvirmos a lição da Bíblia. 
Vocês já ouviram sobre a palavra Unidade da fé? (Explicar). – O Apóstolo Paulo nos fala aqui na Palavra de Deus, no Livro de Efésios 4. Nos adverte sobre isto. Prestem atenção e deixem que Deus fale com cada um de nós.
Vamos entender que quando aceitamos Jesus, devemos dar testemunho de pessoas transformadas, Deus usa cada um para realizar sua obra. Lembra que plantamos uma semente e ela já começou a crescer? Assim quando falamos de Jesus Cristo, a família, aos coleguinhas estamos espalhando a Semente do Evangelho. 
Uma árvore só dá frutos, se cuidarmos, regando, adubando, tirando as folhas secas. Assim é a Palavra de Deus no coração das pessoas, falamos de Jesus até elas entenderem que Deus as ama e quer o seu bem, seu crescimento espiritual.
Quando Jesus esteve aqui na terra, ensinou, pregou, curou e batizou. (explicar que um dia elas serão batizadas e farão parte do rol de membros da igreja).
Crescemos espiritualmente quando Jesus entra no nosso coração. A Bíblia fala do velho homem. Será transformado. (Igual quando consertamos um brinquedo velho, fica novo novamente). A fé ela cresce, quando lemos a Bíblia, oramos, louvamos, isso agrada o coração de Deus.  Devemos ter coragem para falar de Jesus as pessoas que ainda não tem Jesus no coração. 

Conclusão: Crianças devemos agradecer a Deus pela obra missionária. Olhem para o cartaz e repita: Quero ser uma semente, fortalecer e crescer.

Falar Jesus aos meus parentes e amigos. Quero ser um missionáriozinho.
(Bíblia Shedd – Edição Revista e Atualizada no Brasil (segunda edição) notas de Estudo editadas pelo Dr. Russel Shedd) 

Oração: Orar pelo entendimento das crianças em ser um vaso de benção.
Orar pelas famílias.
Trabalho Manual - fazer um cartão com figura do vaso de plantas, escrever a divisa e dar para um amigo da escola ou vizinho.
(Material – Cartolina já recortada em cartão, pode imprimir a figura e colar. - Cola branca e lápis para escrever).

Culto 04

A FIGUEIRA NÃO FRUTIFICOU


Ordem do Culto

Tema da Campanha: FORTALECER PARA CRESCER
Divisa: Atos 16.5 (Ler o cartaz)
Metodologia: Mostrar todos os cartazes para as crianças.
Orar: Pedir para uma criança orar em favor das crianças do Estado de Goiás.
Cânticos: Ler a Bíblia e Faça Oração (Se tiver o cântico ilustrado, mostrando como ela cresce)
Texto Bíblico: Mateus 21.18-21
Lição Bíblica: A Figueira não frutificou.

Não construa sua casa na areia.
Introdução: Jesus estava andando na região montanhosa da Judeia. Sol muito quente. Eles estavam cansados e com fome. Viram uma linda árvore. Era uma figueira. Ficaram alegres, assim poderiam colher os frutos e comer, descansando em sua sombra. 
Mas perceberam que não havia frutos. Jesus olhando para figueira disse: “Não terás mais frutos,” imediatamente a figueira secou. Os discípulos ficaram admirados. Jesus passou a ensinar. Veremos agora.
Por que a figueira não tinha frutos? – Sabem criança essa espécie de figueira ficava na região montanhosa da Judéia.  No inverno perdem suas folhas.
Quando Jesus passou por ali, ela ainda tinha muitas folhas, estava atraente, linda com uma folhagem verde, sombra aconchegante, forte, mas não tinha frutos, talvez não seria a época de frutificar. Jesus e os discípulos estavam com muita fome, e a cidade ainda estava longe para comprar comida. Sua esperança estava na figueira, mas... não tinha nenhum fruto.
Assim amaldiçoou a figueira. “Não terás mais frutos”. A Bíblia nos mostra que imediatamente a figueira secou.
Imaginem ela era forte, frondosa, cresceu, mas não produziu frutos. – Jesus disse aos discípulos que a árvore que não produz, deve ser arrancada e jogada fora.
Elemento principal para fortalecimento é a oração, para podermos crescer e frutificar. Outro elemento é a fé, indispensável para poder alcançar pessoas para Cristo através da sua Palavra.

Conclusão: Não queremos crianças sermos arrancadas do tronco da árvore e jogada fora. Portanto devemos sempre fazer a vontade do Pai Celestial. Mesmo pequenos devemos falar de Cristo ao amiguinho, ao Papai e Mamãe se ainda não tem Jesus não tem Jesus no coração.
Queremos ser uma semente que dará certo. Que seja forte, e cresça, que produza frutos.  
(Bíblia Brasileira de Estudo – Almeida Sec.21 – editora hagnos -Editor Geral , Luis Alberto Sayão  primeira edição 2016 -SP).

Oremos: Que Deus use cada criança na campanha de missões. Oremos pela oferta que será levantada.
Trabalho Manual: Fazer Chaveiro com as cores do Plano de Salvação. (Explicar cada cor – Amarelo- ruas de ouro, céu – preto, representa o pecado, vermelho, sangue de Jesus derramado na cruz – Branco, coração limpo, perdoado, verde, crescimento espiritual). 
Material – EVA- amarelo, preto, branco, vermelho e verde. Cordão ou argola de chaveiro. Perfurador.


Histórias Infantis

História 01

A BONECA QUE CRESCEU

Faltava apenas uma semana para o aniversário dos gêmeos Paula e Paulo. Os pais, Sr. José e Dona Ana, estavam preocupados, pois não tinham dinheiro para comprar presente. Moravam no sítio e nem sempre sua produção dava para vender e conseguir mais recursos financeiros.
Conversaram quando as crianças foram dormir. O que faremos, eles estão contando os dias para o aniversário. 
A mamãe teve uma ideia, tenho muitos retalhos, vou confeccionar uma boneca de pano. Hummmm, (pensou)... para o enchimento colocarei arroz que ainda está na casca (eles plantavam e colhiam arroz para vender e para uso da casa).
O papai disse: vou fazer um arco, vai ficar bem bonito. Assim fez todos os dias a noite, quando as crianças iam dormir.
Chegou o grande dia” os pais deixaram os presentes na beirada da cama. Quando as crianças viram os presentes, gritaram e pularam de alegria. 
Mamãe disse: Fiz um bolo, vamos tomar café e agradecer a Deus pela vida de vocês, que cresçam em sabedoria na presença do Rei Jesus.
Paulo e Paula gostaram muito dos presentes, quando não estavam na escola e nem ajudando os pais, brincavam o tempo todo. Paula colocou o nome de Rosalyn em sua boneca, conversava com ela, dormiam juntas, eram inseparáveis.
Com isso Paulo ficou com ciúme, pois Paula só queria brincar com Rosalyn. Também ficou zangado com Paula porque um dia estavam brincando e derrubou o saco de feijão. Quando o papai perguntou quem fez isso, ele colocou a culpa no cachorro Totó. Mas Paula falou a verdade. Ele ficou muito bravo e quis vingar da irmã. Fez uma coisa muito feia. Pegou a boneca escondido e enterrou no fundo do quintal. (Ninguém vai descobrir, pensou).
Paula procurou, procurou e nada. Perguntou para Paulo, nada, perguntou para os pais, nada. Simplesmente sumiu. Paula chorou muito e ficou triste.
Um dia Sr. João o vizinho de chácara fez uma visita ao Sr. José. Conversaram, tomaram café. De repente o Sr. João perguntou: “Que planta engraçada o senhor plantou perto do celeiro, o que Sr. José respondeu: Não plantei nada.
Foram todos olhar, e Paulo tinha esquecido. Quando viu a planta do formado da boneca, falou sem pensar: A boneca cresceu, a boneca cresceu. – É a boneca Rosalyn que eu enterrei. Todos ficaram admirandos com aquilo. Paulo fez uma coisa errada.
Sr. José, após o vizinho ir embora, reuniu a família e mostrou na Palavra de Deus, sobre o pecado. I João 1.9 diz: “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça.
Então Paulo disse o Sr. José, o que você fez não é certo. Ore, peça perdão a Deus, e depois para sua irmã. Fez duas coisas erradas, pegou algo que não era seu e mentiu.
Deus nos ama. Enviou Jesus para nos Salvar e limpar o nosso coração. Paulo entendeu e ainda comentou: Na EBD a professora falou sobre isso. Deus não agrada do pecado, ele ama o pecador e quer salvá-lo. 
Ele orou: Papai do céu, perdoa meu pecado. Não quero ser uma criança impura. Limpa meu coração. Quero crescer espiritualmente, fortalecer como bom cristão, ganhar almas pra Jesus.
Desafio: E você criança, que já tem Jesus no seu coração. Ore para que não caia na tentação de mentir, pegar algo escondido. O pecado desagrada a Deus.

..........
(autor desconhecido)

História 01

FLORESCER PARA COLHER

Vovô Dado, era um senhor muito bondoso, servo de Jesus Cristo. Morava num lindo sítio, onde criou seus quatro filhos. Era feliz em ver seus filhos crescerem, fisicamente, moram e espiritual. Aos domingos todos iam para casa do Senhor. Louvar e aprender da Palavra de Deus. As crianças gostavam de participar da EBD e escola de treinamento, onde ouviam relatos dos missionários.
Lili, sua filha mais velha tinha dois lindos filhos. Guto e Lilia. Sempre passam as férias no sítio do vovô Dado. Ficavam contando os dias para irem.
Enfim as férias chegaram, Guto e Lilia chegaram no sítio. Era uma alegria só. Brincavam, corriam, andavam de cavalo. Na hora da janta reuniam todos ao redor da mesa.
Vovó fazia o culto doméstico. Leu Lucas 2. 52 – “Crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça diante de Deus e dos homens.” – Vovó explicou sobre o crescimento físico, moral e espiritual. Cantavam e orava a Deus.
No café da manhã tinha muitas frutas colhidas do sítio, as crianças perguntaram, de onde vem as frutas, como elas crescem? 
Vovó respondeu: vamos ali no pomar que mostro para vocês. Mostrou cada planta, as que eram plantadas com semente ou mudas. Precisa de adubo, água, o sol para fortalecer e crescer, crescer e frutificar.
As crianças ficaram tão entusiasmada que falaram para o Vovó Dado: - Podemos plantar também? – Ele pensou, pensou e disse: Sim, vou buscar semente de mamão que tenho no celeiro.
Peguem um regador, a pá, vou levar a enxada. – Fizeram vários buracos, colocaram as sementes, adubo, fechou e regou bastante. Todos os dias iam olhar e cuidar.
Antes de voltarem para casa as sementes germinaram e começou a aparecer as folhinhas. Guto e Lilia pularam de alegria.
A noite após o jantar, no culto doméstico, vovó leu na Bíblia João 15.5 “Eu sou a videira, vós sois os ramos. Quem permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque sem mim nada podeis fazer.” As plantas tem que fortalecer para crescerem saudáveis.
Vovó explicou as fazes do crescimento da semente. As crianças entenderam. Oraram pedindo a Deus que elas pudessem falar de Cristo aos seus colegas e familiares.
Conclusão: Assim crianças devemos ser a semente que vai dar certo, a semente que vai frutificar. Para isso devemos estarmos ligados a árvore, cuidada, regada.  Ela irá fortalecer e crescer.
Você criança, eu e todos da igreja devemos falar de Cristo as pessoas. Evangelizar é nossa missão. 
Somos missionários em nosso Estado ou onde Deus nos enviar.
..........                        
Educadora Waldelisia Duarte Junqueira


Ficha Técnica:

Presidente: Pr. Carlos Enrique Santana Rocha
Executivo da CBG: Pr. Newton Bastos
Presidente da ABEC: Léa Nunes Rodrigues
Executiva ABEC: Waldelisia Duarte Junqueira
Equipe: Educadoras:
Waldelisia Duarte Junqueira, Waldelice Duarte Lima, Ana Cristina Maia Justino, Ivoneide Rodrigues Guimarães, Léa Nunes Rodrigues, Abinoan Alves dos Reis Oliveira
Colaboradora: Karolina Duarte Junqueira Beltrão
Digitação: Waldelisia Duarte Junqueira

 

Sugestões de atividades

Para crianças

Plantio de sementes: Peça para as crianças plantarem sementes em pequenos vasos, explicando que assim como a planta precisa de nutrientes para crescer forte, a igreja também precisa de fortalecimento espiritual. Converse sobre a importância de cuidar e nutrir a planta, assim como a igreja precisa cuidar e nutrir os membros para que cresçam firmes e saudáveis.

Construção de árvore da fé: Utilize papel, cartolina e materiais de artesanato para criar uma grande árvore na parede da sala. Em seguida, peça para as crianças escreverem em folhas de papel o que a fé significa para elas e colarem na árvore. Discuta sobre como a fé nos ajuda a crescer e nos fortalecer.

Caça ao tesouro da fé: Esconda pequenos objetos relacionados à fé, como uma Bíblia, uma cruz, uma imagem de Jesus, em diferentes locais da sala e peça para as crianças encontrarem esses objetos. Depois, converse sobre como esses objetos simbolizam o fortalecimento espiritual e como eles podem nos ajudar a crescer na fé.

Jogo de perguntas e respostas: Crie um jogo de perguntas e respostas sobre a campanha, usando imagens da semente crescendo para ilustrar as perguntas. Faça perguntas sobre a importância do fortalecimento espiritual para o crescimento da igreja, como podemos nutrir a nossa fé, entre outras questões relacionadas.

Teatro da semente: Peça para as crianças criarem uma peça de teatro sobre a história da semente que cresce e se transforma em uma árvore. Explique que a semente representa a nossa fé e que precisamos nutri-la para crescer forte. Discuta sobre como cada um pode contribuir para o fortalecimento espiritual da igreja.

Atividade de arte: Forneça papel e lápis de cor para as crianças desenharem uma planta que represente a igreja, com raízes fortes (a Palavra de Deus), um tronco forte (a liderança da igreja) e galhos frondosos (os membros da igreja). Enquanto elas desenham, converse com elas sobre como a igreja precisa de fortalecimento espiritual para crescer e avançar.

Círculo de oração: Termine a aula com um círculo de oração, onde as crianças podem orar uns pelos outros, pela igreja e pelos líderes da igreja. Encoraje as crianças a pedirem a Deus para fortalecer suas próprias raízes espirituais, para que possam crescer e frutificar para Ele.

Para Pré-adolescentes

Debate em grupo: promover um debate sobre a importância do fortalecimento espiritual na vida da igreja e dos indivíduos. Os pré-adolescentes podem apresentar argumentos a favor e contra a ideia de que a igreja precisa se fortalecer para crescer e avançar.

Gincana bíblica: organizar uma gincana com desafios que envolvam conhecimentos bíblicos e valores cristãos. Os desafios podem incluir memorização de versículos, quebra-cabeças com histórias bíblicas, charadas com temas cristãos, entre outros.

Trabalho em equipe: dividir os pré-adolescentes em equipes e pedir que elaborem uma peça teatral com base em uma passagem bíblica que aborde o tema da campanha. A peça pode ser apresentada na igreja para incentivar os membros a se fortalecerem espiritualmente.

Escrita criativa: propor que os pré-adolescentes escrevam uma história fictícia que tenha como tema a importância do fortalecimento espiritual na vida dos cristãos. A história pode ser compartilhada entre os membros da igreja para incentivar a reflexão sobre o tema.

Dinâmica da árvore: propor uma dinâmica em que os pré-adolescentes desenhem uma árvore em um papel e, em cada galho ou folha, escrevam uma virtude ou valor cristão que ajuda a fortalecer a igreja. Depois, cada um pode apresentar sua árvore e explicar as virtudes que escolheu.

:: Por Calné de Oliveira


EXPLORE+

Baixe o E-Book de Apresentação da Campanha 2023 completo AQUI